Você já sabe qual o impacto dessa mudança em seu negócio?
A Reforma Tributária tem sido um dos temas mais debatidos no cenário econômico brasileiro nos últimos tempos. Seu principal objetivo é simplificar o atual sistema tributário, reduzindo a burocracia, tornando a arrecadação mais eficiente e melhorando o ambiente de negócios no Brasil. Mas quais serão os reais impactos dessa transição para as empresas? Vamos entender melhor.
A origem da Reforma Tributária
A discussão sobre uma Reforma Tributária no Brasil não é recente. Desde a Constituição Federal de 1988, diversos projetos e propostas foram apresentados para melhorar o sistema de tributação do país. No entanto, a alta complexidade do modelo vigente e as divergências entre os estados e a União sempre dificultaram a aprovação de uma reforma ampla e verdadeiramente eficaz.
Depois de muitas discussões políticas, foi em 20 de dezembro de 2023 que avanços significativos ocorreram, resultando na aprovação da Emenda Constitucional nº 132/2023. Essa Emenda estabeleceu as bases para a substituição de diversos tributos e a criação de um sistema unificado de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), marcando uma das maiores transformações do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas.
O que muda com a Reforma Tributária?
A principal alteração proposta é a substituição de diversos tributos atuais por um sistema unificado de Imposto sobre Valor Agregado, também chamado de IVA.
Atualmente, o Brasil possui um sistema de tributação complexo, dividido entre impostos federais, estaduais e municipais, o que gera ineficiência e altos custos administrativos para empresas e governos.
Com a reforma tributária, os seguintes tributos serão substituídos:
- PIS e Cofins (tributos federais);
- ICMS (tributo estadual);
- ISS (tributo municipal);
- IPI (tributo federal, com exceção de produtos com impacto ambiental, como cigarros e bebidas alcoólicas).
No lugar deles, foram criados dois novos impostos:
- Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – de competência estadual e municipal; e
- Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) – de competência federal.
A Regulamentação da Reforma pela Lei Complementar nº 214/2025
Em 16 de janeiro de 2025, foi aprovada a Lei Complementar nº 214/2025, que trata da regulamentação da Reforma Tributária.
Importante registrar que a Lei Complementar nº 214/2025, regulamenta apenas aspectos essenciais desses novos tributos, detalhando suas incidências, alíquotas e mecanismos de arrecadação. Portanto, não abrange a totalidade dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 132/2023, mas foca na regulamentação específica dos tributos sobre consumo introduzidos pela emenda. O governo atual segue negociando com o Congresso a regulamentação de outras partes da Emenda.
A LC nº 214/2025 é essencial para definir como ocorrerá a transição entre o sistema atual e o novo modelo, estabelecendo regras para a arrecadação, compensação e distribuição das receitas entre União, Estados e Municípios.
Entre os principais pontos da LC 214/2025, destacam-se:
- O período de transição, que ocorrerá gradualmente até 2033;
- Os critérios para a alocação da arrecadação dos novos tributos;
- O funcionamento do Comitê Gestor do IBS, responsável pela gestão do novo imposto estadual e municipal.
Impactos da Reforma Tributária para as empresas
1. Simplicidade e redução de burocracia
O novo modelo deve reduzir significativamente a complexidade do sistema tributário, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais. Atualmente, empresas gastam centenas de horas anualmente apenas para calcular e pagar tributos corretamente, devido à quantidade de regras e exceções existentes.
2. Neutralidade e transparência
O novo sistema será mais transparente, pois o imposto será cobrado no destino (onde o bem ou serviço é consumido) e não na origem (onde foi produzido). Isso reduz a guerra fiscal entre estados e garante uma distribuição mais equitativa da arrecadação.
3. Redução de custos para empresas
A unificação dos tributos deve reduzir o custo administrativo e financeiro das empresas, melhorando a previsibilidade dos impostos devidos e eliminando a bitributação sobre produtos e serviços.
4. Setores mais impactados
Embora a proposta seja benéfica na maioria dos casos, alguns setores podem ter aumento na carga tributária, principalmente os setores de serviços, comunicação, transportes e energias. Isso ocorre porque esses setores hoje são tributados pelo ISS e pelo ICMS, que têm alíquotas menores do que o IVA proposto. Por outro lado, a indústria deve se beneficiar, pois o ICMS e o IPI serão substituídos por tributos mais equilibrados.
Como sua empresa pode se preparar?
- Acompanhe as mudanças legislativas: a regulamentação da reforma está em andamento, e cada detalhe pode impactar diretamente o seu negócio.
- Reveja seu planejamento tributário: com a mudança nas alíquotas e na forma de cobrança, é fundamental entender como o novo modelo impactará os custos do seu negócio.
- Invista em uma Contabilidade Estratégica de Alta Performance e em tecnologia: com um sistema mais transparente, ter um suporte contábil de alta performance e conhecedor das novas regras tributárias, aliada a tecnologia de ponta será essencial para otimizar a gestão fiscal e evitar surpresas.
Conclusão
A Reforma Tributária é um passo necessário para modernizar o sistema fiscal brasileiro. No entanto, seus impactos variam conforme o setor e o porte da empresa. O melhor caminho para minimizar riscos e aproveitar as oportunidades é manter-se informado e contar com um planejamento tributário bem estruturado.
Se você quer entender melhor como essas mudanças afetarão sua empresa, fale com a Zannix Brasil Contabilidade, escritório especializado na Reforma Tributária. Nosso escritório está pronto para ajudar você a se preparar para essa nova realidade fiscal!
Esperamos que este artigo possa lhe trazer insights valiosos sobre a Reforma Tributária e lhe ajude a se preparar para as mudanças que vem por aí. E não esqueça: quanto mais você sabe sobre a Reforma, mais você se tornará competitivo no seu mercado.
E se você gostou, aproveite e conheça outros artigos do nosso blog. Acesse nosso site Zannix Brasil Contabilidade, conheça nossos serviços e veja como ter todo o suporte empresarial sem precisar sair de casa ou da sua empresa!
Você também pode contribuir para que mais pessoas possam entender mais sobre a Reforma Tributária, comentando o que você achou. Assim, você nos ajuda a produzir mais conteúdos importantes para o seu dia a dia.
Zannix Brasil Contabilidade: Geramos soluções financeiras e tributárias inovadoras e impactantes para sua empresa.
Equipe Zannix Brasil Contabilidade.