O Plano de Negócios é como se fosse o cálculo estrutural de uma casa. Se não for bem feito, a CASA CAI. O estudo mais recente sobre o tema em nível nacional, feito em 2018 pelo Instituo Brasileiro de Planejamento Tributário, aponta como as principais causas de mortalidade das pequenas empresas:
- Falta de planejamento e informações do mercado = 41,64%;
- Complexidade tributária e burocracias = 16,51%;
- Dificuldade no acesso a crédito financeiro e a investimentos = 14,43%;
- Tecnologias de gestão complexas e de alto custo = 11,76%;
- Brigas familiares ou de sócios = 6,65%;
- Falência = 4,27%;
- Encerramento espontâneo de atividades (doença, morte, falta de estímulo à manutenção do negócio) = 2,51%;
- Outras causas (desatualização tecnológica, política econômica, etc.) = 2,23%.
O Plano de Negócio é o primeiro e mais importante passo para se atingir o sucesso em um novo negócio. Ele precisa abordar todos esses temas. Jamais abra um negócio sem fazer um detalhado Plano de Negócios. Pode ser necessário uma Pesquisa de Mercado em alguns casos.
É essencial que você saiba o que é um plano de negócio e para que serve.
Plano de negócio é um amplo estudo que:
- Faz um diagnóstico da sua capacidade financeira e técnica em investir e gerir;
- Faz um diagnóstico do mercado que você quer explorar;
- Te ajuda na construção de metas realistas;
- Projeta as ações e calcula os recursos necessários para alcançar essas metas;
- E, finalmente, conclui se o seu sonho é viável ou não.
Em outras palavras
Plano de Negócio é o mesmo que um estudo de viabilidade, é o primeiro passo para os empreendedores que buscam pelo sucesso em suas empreitadas.
A Zannix Brasil, programa um aplicativo em planilha eletrônica modelado sobre a sua necessidade, que permite uma simulação de diversos cenários para o seu negócio.
Caso seja alterado um único dado na planilha, novos cálculos são feitos automaticamente, refletindo no fluxo de caixa. E é no fluxo de caixa que provamos a viabilidade do seu sonho.
Como sei se meu sonho de abrir uma empresa ou negócio é viável?
Se existir uma modelagem viável do seu sonho, a Zannix Brasil vai encontrar.
Mas como a Zannix Brasil é clara em seus negócios destacamos que:
Nem sempre um plano de negócio se mostra viável. O problema pode estar em um ou vários lugares. Os mais comuns são:
- O mercado que você quer disputar pode ser muito pequeno ou saturado;
- O valor que tem para investir é insuficiente para suas metas;
- O negócio, quando visto em detalhes, não é aquilo que você realmente quer.
Por isso aconselhamos que JAMAIS gaste qualquer recurso no seu novo negócio que não seja o de elaborar um Plano de Negócio feito com ajuda de especialistas.
Segundo o Sebrae, a maior parte das empresas fecham com menos de dois anos de operação, justamente pela falta de um Plano de Negócio feito por especialistas, ou na maioria das vezes, até pela falta dele.
Antes de pensar em abrir seu negócio, PENSE no seu investimento.
O que é melhor:
Gastar (embora nós chamemos de investimento) até 5% do meu capital na contratação de um especialista para elaborar meu Plano de Negócios,
Ou
Arriscar 100% do seu capital de investimento, + tempo, + frustração, + dinheiro tentando salvar o negócio? A resposta nesse caso é óbvia…
O que fará nossa consultoria?
Nossa consultoria em Plano de Negócio e Estudo de Viabilidade consistirá no planejamento e analise de viabilidade de novos negócios ou de sua expansão.
O que é
Será elaborado o Plano de Negócio que possibilitará testar a viabilidade de um conceito de negócio, lançamento de novos empreendimentos ou expansão, quanto no planejamento de empresas maduras ou em desenvolvimento.
Público Alvo:
- Microempreendedor Individual;
- Microempresa e Empresas;
- Empresas de Pequeno Porte.
A carga horária:
1 – Microempreendedor Individual – MEI: 20h
2 – Microempresa – ME: 60h
3 – Empresa de Pequeno Porte – EPP: 80h
A consultoria será constituída de:
1 – Resumo do Negócio;
2 – Dados dos empresários;
3 – Setor que a empresa atuará;
4 – Forma jurídica;
5 – Fontes de Recursos.
6 – Analise do Perfil do Empreendedor (competências e habilidades empreendedoras).
7 – Análise do Enquadramento Legal, Fiscal e encargos sociais.
8 – Análise de Mercado.
Na análise de mercado, focaremos na identificação das necessidades do mercado local, com ênfase naquilo que o produto ou serviço atenderá ou atende, que tenha como princípio básico uma necessidade ou tendência da região, objetivando conhecer:
1 – Segmentação de mercado (quem é o cliente do negócio).
2 – Mercado consumidor;
3 – Mercado concorrente;
4 – Mercado fornecedor.
Analise de Cenário SWOT
Análise SWOT, buscaremos conhecer as Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) do empreendedor. Exemplo:
1 – Estratégias do produto/serviço;
2 – Estratégia de Preço;
3 – Estratégia de Promoção;
4 – Estratégia de comunicação;
5 – Estratégia de distribuição;
6 – Força de vendas;
Análise Operacional:
1 – Processos operacionais;
2 – Capacidade máxima de produção/atendimento;
3 – Volume de produção inicial;
4 – Estoques iniciais e Armazenagem;
5 – Funções e quem desempenhará;
6 – Estrutura Física – Layout.
Análise Financeira:
1 – Investimento fixo;
2 – Prazos e estoque;
3 – Faturamento;
4 – Mao de obra;
5 – Custo fixo;
6 – Tributos;
7 – Comissões e outros custos variáveis;
8 – DRE;
9 – Sazonalidade de vendas;
10 – Indicadores (retorno do capital investido, lucratividade, ponto de equilíbrio).
Benefícios do Plano de Negócios
Visualiza a situação geral da sua empresa, as estratégias que serão utilizadas, os principais objetivos do planejamento e a descrição do objeto que foi abordado e descrito no Plano de Negócio.