O BPO Financeiro é um serviço de alto valor que pode impulsionar o crescimento do sua empresa ou negócio e alargar seus horizontes de lucros.
Se o seu Contador já cuida das questões fiscais, societárias e trabalhistas da sua empresa, delegue também a ele a gestão financeira e estreite ainda mais esse relacionamento. Naturalmente você só tem a ganhar com isso.
Mas o que significa BPO financeiro?
BPO Financeiro é uma solução de terceirização da gestão financeira para empresas.
A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio ou Financeiro: uma tendência global de transferir áreas administrativas para empresas especializadas nesta área.
Logo, o BPO Financeiro diz respeito especificamente à área de finanças, que passa a ser gerenciada externamente por empresas especializadas, geralmente escritórios de contabilidade -, atuando como um dos pilares de apoio à tomada decisões do empreendedor/empresário.
E obviamente, ninguém melhor do que a empresa contábil para assumir a gestão financeira de seu negócio/empresa e oferecer um serviço completo, aproveitando a proximidade com as contas, patrimônio, fluxo de caixa e realmente conhecendo como o seu negócio funciona.
Por isso, cada vez mais escritórios e contadores oferecem o BPO Financeiro como parte de seu portfólio de serviços e ajudam empresas/empresários a manter as finanças não só em dia mas trazendo uma visão de futuro da viabilidade do negócio.
Além disso, os empresários vêm buscando soluções que os ajudem a se focar mais no core business (atividade principal) do negócio. Dessa forma, podem terceirizar atividades importantes mas secundárias como a gestão financeira, que passa a ser tocada por escritórios de contabilidade, cuja especialidade é conhecida na área de gestão financeira.
Como saber se o cliente precisa do BPO Financeiro
Existem alguns sinais claros que indicam a demanda por uma solução de BPO Financeiro por parte de seus clientes e, se você é o Contador de uma determinada empresa, logicamente, ninguém sabe disso melhor que você.
O primeiro deles é a ausência de uma equipe ou profissional interno dedicado à área financeira, no caso de empresas com pessoal reduzido e estrutura enxuta.
Outra evidência é a dificuldade em manter um processo de gestão financeira eficiente, muitas vezes porque o próprio gestor não tem tempo ou interesse na área.
E aí, vale um adendo! Você sabia que 90% dos empresários ou empreendedores se preocupam mais em vender u negociar do que com a parte financeira do seu próprio negócio? Pois é! Imagine, então, as chances de errar…
E outra evidência é quando a empresa começa a crescer e a estrutura de gestão financeira deixa de acompanhar, seja por ausência de processos, seja por equipe inadequada, tornando assim a avaliação dos resultados uma verdadeira agonia e um desespero para o profissional Contábil.
Como resultado, a empresa pode ter problemas como erros constantes nos registros e movimentações, falta de informação sobre a saúde financeira do negócio, multas e penalidades por atrasos em pagamentos e descumprimento da legislação – e até ocorrência de fraudes.
Logo, se o seu cliente ainda faz todo o controle financeiro manualmente e sem qualquer sistema adequado, o BPO Financeiro pode ser a melhor solução para otimizar processos, melhorar resultados e ajudar o seu cliente.
E quais são os serviços de um BPO Financeiro
Os serviços de BPO financeiro devem ser adaptados à realidade e necessidades de cada empresa.
Um caminho interessante é criar planos e pacotes com opções de personalização, para atender todos os perfis e garantir uma remuneração compatível com a demanda de cada empresa.
Também é importante conhecer o mercado de BPO Financeiro em que deseja atuar, já que esse conhecimento qualifica o atendimento e o faz ser um especialista de nicho.
SERVIÇOS QUE PODEM SE ADEQUAR AO BPO FINANCEIRO
Gestão do fluxo de caixa
A gestão de fluxo de caixa é um dos serviços essenciais do BPO Financeiro, que permite acompanhar de perto as entradas e saídas diárias, semanais e mensais e, com isso, perceber lacunas financeiras a fim de apoiar formas de superá-las.
Assumindo o apoio à gestão financeira, você consegue fornecer informações relevantes sobre a posição do desempenho financeiro do negócio do seu cliente, fazer projeções e identificar oportunidades, além de alertar sobre uma possível necessidade de crédito e de riscos à viabilidade econômica.
Gestão de contas a pagar e receber
Outra função do BPO Financeiro é cuidar das contas a pagar da empresa, fazendo os registro e até mesmo agendando pagamentos no internet banking para o cliente autorizar.
No caso das contas a receber, a tarefa é lançar os próximos recebimentos e, em alguns casos, emitir boletos bancários e notas fiscais.
O contador também pode ajudar o cliente a solucionar a inadimplência, alertando sobre pagamentos em atraso, além de gerar demonstrações com os principais KPIs e indicadores financeiros para subsidiar a tomada de decisão.
Conciliação bancária
A conciliação bancária consiste em conferir as movimentações do cliente e garantir que os saldos coincidam com a conta bancária da empresa.
Dessa forma, você pode auxiliar o cliente na segurança financeira e compliance, além de combater eventuais fraudes quase em tempo real.
Análise de crédito
A análise de crédito pode ser acrescentada ao BPO Financeiro para proporcionar mais segurança nas negociações do cliente.
Nesse caso, cabe a você avaliar a capacidade de pagamento pelo indicado NCC (Necessidade de Capital de Giro) e o histórico de crédito de clientes e empresas, além de cuidar da reputação do próprio cliente e, assim, ajudar na eficiência de dias financiados com capital próprio.
Gestão da documentação
Quando o BPO Financeiro inclui o serviço de gestão da documentação, o Contador fica responsável pelo arquivamento e auditoria de todos os documentos financeiros da empresa.
Naturalmente, o escritório deve estar preparado para fazer todo o trabalho no meio digital e garantir a proteção dos dados confidenciais, lastreando isso em seu contrato de prestação de serviços, de olho na lei de proteção de dados LGPD.
Gestão de indicadores
Para agregar ainda mais valor ao BPO Financeiro, vale a pena experimentar também o serviço de gestão de indicadores.
Basicamente, o Escritório contratado determina e monitora KPIs (indicadores-chaves de desempenho) como lucratividade, rentabilidade e margem de lucro, ponto de equilibro e depois apresenta relatórios completos sobre o desempenho financeiro do negócio para apoiar a tomada de decisão do cliente.
BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO BPO.
Competitiva
Que empresa contábil não quer conquistar vantagem competitiva e se destacar no mercado?
Esse é um dos grandes benefícios do BPO Financeiro, que tem o poder de posicionar seu escritório com uma abordagem consultiva e diferenciar sua marca da concorrência.
Cada vez mais, as empresas vão buscar contadores que ofereçam serviços estratégicos e se aproximem de sua gestão como verdadeiros parceiros – daí a oportunidade de sair na frente.
Receita recorrente
Outra vantagem clara em assumir a gestão financeira do cliente é o aumento da receita recorrente com a contratação do novo serviço.
Muitas vezes, o valor dos honorários do BPO pode ser ainda maior do que o cobrado pela assessoria contábil, considerando todas as responsabilidades em jogo.
Valor agregado
Quando o BPO Financeiro inclui análises de indicadores, relatórios de performance e consultoria em finanças, por exemplo, o valor agregado ao serviço é muito superior.
Quanto mais domínio você demonstrar sobre os números e estatísticas, mais disposto o cliente estará em pagar mais caro pelos serviços. Por isso, conhecer em profundidade a atividade do cliente será fundamental para apoiar o seu sucesso.
Isso porque a percepção de valor do empresário aumenta consideravelmente quando se trata da gestão estratégica de suas finanças.
Implementação do BPO Financeiro
Se você não sabe por onde começar a implementar seu BPO Financeiro, temos algumas dicas importantes para garantir o sucesso do serviço.
Organização Administrativa
Com a terceirização do financeiro da sua empresa, ela ganha em organização de processo, gestão administrativa, agilidade, segurança, acesso em tempo real, informações fidedignas, organização administrativa e uma contabilidade movida por atos e fatos verdadeiramente ocorridos no dia a dia da empresa, que proporciona e desperta segurança, confiabilidade e credibilidade.
Redução de Custos – A melhor parte?
Adotar o BPO financeiro, além de ser uma decisão que demonstra sabedoria do empresário, não podemos deixar de registrar o fato mais importante, que é a redução de custos com folha de pagamento. Com a adesão ao BPO, embora a princípio isso possa causar algum constrangimento, a empresa não mais terá necessidade de mão de obra funcional porque todo o serviço do financeiro será executado por profissionais altamente qualificados, isso inclui mais qualidade, mais confiabilidade e assertividade, e sobretudo, e talvez a vantagem mais importante, é a redução de custos que normalmente equivale a 2/3 ou 70% daquilo a empresa gasta com um único funcionário. Ou seja, se a empresa gasta R$ 2.000,00 (inclusos os encargos) com a folha de um funcionário, com o BPO, ela vai gastar apenas R$ 660,00.
Isso em tempos de COVID-19, crise econômica, social e política, certamente é uma proposta tentadora e atraente.
QUAIS EMPRSEAS PODEM ADERIR AO BPO FINANCEIRO
O serviço de BPO Financeiro ou simplesmente Terceirização do Financeiro, é voltado principalmente para pequenas e médias empresas, independente do Regime de Tributação, seja ela do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real e, embora não haja distinção entre segmentos, ele é altamente indicado para empresas que não dispõe de um Departamento Financeiro organizado ou não dispõe de tecnologia para organização da administração financeira da organização.
Estrutura e Equipe
Com estrutura, equipe e tecnologia de pronta, a Zannix Brasil pode criar planos de BPO Financeiro que se adaptam à diferentes tipos de empresas e às demandas dos clientes.
Equipe Zannix Brasil!