logozannix

CRC/SE 000613/O

Date

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO –

Zannix Brasil – 04 de julho de 2022.

 

CONTABILIDADE

 

Na hora de construir a DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), ou mesmo de calcular o Ponto de Equilíbrio, é necessário ter conhecimento sobre o que é margem de contribuição.

 

Surgem, então, alguns questionamentos: o que significa essa margem? Como calculá-la? Por que ela é tão importante?

 

Se você quer aprender tudo sobre Margem de Contribuição, continue lendo este artigo. Temos certeza que ao final você compreenderá o que é margem de contribuição e como ela é importante para sua empresa.

 

O que é margem de contribuição?

 

Margem de Contribuição (também chamada de lucro ou ganho bruto), é o quanto sobra da receita obtida com as vendas dos produtos e serviços após o pagamento dos gastos (custos e despesas) variáveis para pagar os gastos (custos e despesas) fixos e ainda gerar lucro. Ou seja, tal margem representa o quanto o lucro exclusivamente da venda contribuirá para a empresa pagar seus gastos fixos e ainda ser superavitária.

 

Ela pode ser unitária, quando se analisa apenas uma unidade de produto, ou total, quando se analisa toda a capacidade produtiva. Se os gastos fixos são menores que a margem, a empresa obtém lucro (se são maiores, a empresa terá prejuízo).

 

Para facilitar o entendimento, pense nas palavras em separado:

 

Margem: significa diferença. Logo, é a diferença entre o preço de venda e os gastos variáveis.

 

Contribuição: quanto a diferença contribui com o pagamento dos gastos fixos e ainda gera lucro.

 

Cabe ressaltar que gastos variáveis são todas as despesas e custos que variam conforme a quantidade produzida (por exemplo: matéria-prima e impostos que incidem sobre as vendas).

 

Já os gastos fixos são aqueles que independem da quantidade produzida. Por exemplo: aluguel.

 

Como calcular margem de contribuição

 

Para calcular a margem de contribuição, é necessária a seguinte fórmula:

 

Margem de Contribuição = valor das vendas – gastos (custos e despesas) variáveis.

 

Após realizar o cálculo da margem de contribuição, é possível obter o valor que será destinado para pagar gastos fixos e ainda gerar lucro.

 

Além disso, pode-se definir o Índice de Margem de Contribuição (IMC) que é a relação entre a margem e a receita bruta, ou seja, o percentual que a margem de contribuição representa da receita bruta.

 

IMC = (margem de contribuição/receita bruta) x 100

 

Quanto maior o índice, melhor, pois significa que sobra mais dinheiro para pagar gastos fixos e, assim, maior probabilidade de obter lucro.

 

Para ilustrar tais fórmulas e facilitar o entendimento, pense no seguinte exemplo: uma empresa apresenta R$ 30.000,00 de receita bruta e R$ 6.000,00 de gastos variáveis.

 

Sua margem de contribuição será: R$ 30.000, – R$ 6.000, = R$ 24.000,00.

 

O IMC será: (24.000/30.000) x 100 = 80%

 

Ou seja, após a venda e o pagamento dos gastos variáveis, restam R$ 24.000,00 para pagar gastos fixos, isto é, 80% da receita de vendas é destinada a pagar gastos fixos e gerar lucro (R$ 6.000,00, que correspondem a 20% da receita, foram destinados a pagar gastos variáveis).

 

Se com esse valor for possível pagar os gastos fixos e ainda sobrar, significa que houve lucro.

 

Importância de saber a margem de contribuição

 

A Margem de Contribuição é um dos indicadores econômico-financeiros mais importantes de ser analisado e é fundamental para qualquer negócio, sendo muito usado para analisar a DRE, visto que tanto a receita das vendas quanto os gastos variáveis são informações contidas no demonstrativo.

 

A partir dela, é possível formular o planejamento do negócio, tomar decisões mais assertivas, analisar a lucratividade da empresa e como melhorá-la, adaptar estratégias, além de definir preços, metas e quantidade a ser produzida e vendida.

 

Tal margem permite saber a situação real da empresa e o quanto ela precisa vender para auferir lucro. Se a Margem de Contribuição não for conhecida e for baixa, por exemplo, a empresa pode estar vendendo muito, mas incorrendo em prejuízo por não conseguir arcar com seus gastos fixos.

 

E não adianta apenas aumentar as vendas, pois os gastos variáveis aumentam na mesma proporção, logo, a margem se mantém e o prejuízo também. Em alguns casos, o ideal seria ajustar os preços ou tentar reduzir gastos fixos e variáveis através de, por exemplo, troca de fornecedores ou economia de recursos.

 

Logo, é necessário ficar atento em relação a Margem de Contribuição e também ao Ponto de Equilíbrio (ponto em que receitas e gastos se igualam e a partir de onde a empresa começa a obter lucro) calculado com base nela.

 

Avaliá-los é de extrema importância para verificar se o negócio está caminhando bem, se é lucrativo e se as quantidades e preços estão estrategicamente definidos.

 

Entenda os resultados

 

Além disso, não basta apenas observar se a empresa está dando lucro ou prejuízo, é preciso entender o porquê de tais resultados. Pode ser que a empresa esteja dando lucro, mas que este seja muito baixo comparado ao esforço para vender os produtos.

 

Inclusive, é possível avaliar isoladamente a contribuição de cada produto e comparar quais geram os melhores resultados para tentar impulsionar ainda mais a venda destes.

 

Pode ocorrer de um produto vender muito devido aos esforços da empresa para vendê-lo, mas apresentar baixa Margem de Contribuição enquanto um produto que é deixado de lado pela empresa gerar uma margem muito maior.

 

Assim, é necessário repensar o mix do portfólio oferecido e os esforços de venda para ver quais produtos devem ser mantidos e quais devem ser repensados ou interrompidos.

 

Como vimos, calcular a Margem de Lucros não é um “bicho de sete cabeças”, embora todas as peças devem se encaixar perfeitamente.

 

Se você gostou deste artigo, conheça outros artigos do nosso blog. Acesse o site da Zannix Brasil Contabilidade, conheça os nossos serviços e veja como ter todo o suporte contábil sem nem precisar sair da sua casa ou da sua empresa!

 

Você também pode contribuir para que mais pessoas conheçam os efeitos e as consequências dessa campanha. Se possível, comente o que você achou. Assim, você nos ajuda a produzir mais conteúdo importante para o seu dia a dia empresarial.

 

Zannix Brasil Contabilidade: Atreva-se a experimentar! Ouse dar um passo à frente!

 

Fonte Pesquisa: Investor e Legislação Federal CFC.

Revisão e atualização: Zannix Brasil.

Outros
artigos

POLÍTICA DE PRIVACIDADE LGPD E COOKIES
Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados, este site está parametrizado de acordo com as determinações da Lei nº 13.709/2019 (LGPD) e armazena cookies no seu dispositivo para personalizar e melhorar cada vez mais a sua experiência com a gente. Ao continuar navegando, pressupõe-se que você concorda com estas condições. Para mais informações, conheça nossa Política de Privacidade e Cookies.