Por Marketing Zannix Brasil – 06 de maio de 2022.

 

EMPREENDEDORISMO

 

Prever os desafios clássicos e constantes de empreender no Brasil pode colocar a sua empresa à frente das demais. Não prevê pode lhe colocar no último lugar da fila; entenda como é possível contorná-los para sua segurança.

 

 

O empreendedorismo no Brasil vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos. Para a maioria dos empreendedores brasileiros, a trajetória das pequenas e médias empresas, as chamadas PME’s, é marcada por 10 grandes dificuldades, segundo a revista exame.

 

empreendedorismo no Brasil vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos. Só em 2021, houve um aumento expressivo no número de empreendedores brasileiros nos mais diversos segmentos e atividades econômicas. Neste mesmo ano, um relatório da Global Entrepreunership Monitor (GEM) revelou que começar a empreender se tornou o segundo maior sonho do cidadão brasileiro, atrás apenas de viajar.

 

Fato é que, ao longo da sua trajetória, os empreendedores enfrentam inúmeras dificuldades. Para muitos deles, elas se tornaram ainda mais latentes durante o complexo período de pandemia. No momento atual, porém, com o progresso acelerado da vacinação e uma baixa nos casos de covid-19, pode-se até dizer que estes profissionais têm dado boas-vindas a uma “nova normalidade”.

 

Mas, se você está chegando agora neste universo, ou tem intenção de começar em breve, não se engane: mesmo em meio ao novo cenário, ainda existem alguns desafios clássicos e constantes, com os quais a maioria dos pequenos e médios empreendedores (PME’s), acabam se deparando em algum momento da sua jornada.

 

Para te apoiar nessa trajetória, reunimos a seguir as 10 maiores dificuldades de empreender e como é possível lidar com cada uma delas. Assim, você já consegue prever alguns dos desafios que virão ao longo do caminho e procurar as melhores formas de superá-los. Continue lendo este artigo para saber quais são:

 

1. COMECE PELO PLANO DE NEGÓCIOS

 

O Plano de Negócios é um documento por meio do qual você traça o caminho onde quer chegar com seu negócio. Com os objetivos e as metas devidamente colocados no papel, é possível prever situações de risco que podem surgir ao longo do desenvolvimento da estratégia, analisando-as a fim de se prevenir, antes mesmo que elas aconteçam na prática.

 

Além disso, um bom plano de negócios permite identificar gargalos sobre os quais você tem pouco conhecimento, oferecendo, assim, a oportunidade de se aperfeiçoar e aprofundar em determinados estudos e análises, com o objetivo de tornar o negócio cada vez mais sólido e consistente.

 

Com ele, você determina se uma ideia tem potencial para entrar no mercado, organizando os principais detalhes operacionais, necessidades e objetivos dessa empresa.

 

Ter um bom Plano de Negócios significa estar preparado para oferecer um serviço ou um produto, saber como ele será vendido e distribuído, além de reconhecer as possíveis adversidades, empecilhos e problemas que certamente aparecerão.

 

Em princípio, até parece complicado elaborar esse documento, mas acredite, não é complicado e tem mais vantagens do que você imagina.

 

A título de exemplo, vamos supor a seguinte situação: supomos que você queira abrir uma loja de revenda de carros usados. Neste caso, existem alguns pontos que você deve considerar antes de inaugurar sua loja. Vamos ver um exemplo?

 

  • Qual o investimento mínimo;

 

  • Localização da loja;

 

  • Número de funcionários;

 

  • Quantos carros você terá no pátio;

 

  • Local adequado para a exposição dos carros;

 

  • Realidade econômica do consumidor-alvo;

 

  • Carga tributária e custos operacionais;

 

  • Estimativa de vendas.

 

Criar um Plano de Negócios exige paciência, pesquisa e tempo. A seguir, vamos descobrir o que precisa constar nesse documento e como dar o pontapé inicial para usar essa ferramenta de gestão.

 

Para essa tarefa, usaremos informações que constam no guia digital, COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS, disponibilizado virtualmente pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, cuja composição é a seguinte:

 

  1. Sumário Executivo

 

Este é um resumo do Plano de Negócios. Deverá conter pelo menos:

 

  • Dados dos empreendedores;

 

  • Resumo dos dados do empreendimento;

 

  • Missão da empresa;

 

  • Setor ou setores de atividade;

 

  • Forma jurídica;

 

  • Enquadramento tributário;

 

  • Capital social;

 

  • Fontes de recursos.

 

  1. Análise de Mercado

 

Aqui entram as pesquisas para entender o mercado, a concorrência e o seu posicionamento.

 

  • Estudo de clientes;

 

  • Análise concorrentes;

 

  • Pesquisa de fornecedores.

 

  1. Plano de Marketing

 

Essa etapa é essencial para compreender e explorar possibilidades de divulgação do negócio, do produto ou serviço.

 

  • Descrição do que a empresa vai vender;

 

  • Preços;

 

  • Estratégias de promoção e divulgação;

 

  • Estrutura para a venda;

 

  • Localização do empreendimento.

 

  1. Plano Operacional

 

Aqui você determina, na prática, como será a operação do negócio.

 

  • Estrutura física;

 

  • Capacidade de produção e prestação ou venda do produto ou serviço;

 

  • Processos e níveis operacionais;

 

  • Necessidade de recursos humanos.

 

  1. Plano Financeiro

 

Esta é a etapa essencial para compreender a viabilidade de abertura, manutenção ou expansão do negócio. Deve conter, entre outros:

 

  • Investimento total;

 

  • Estimativa de investimentos fixos;

 

  • Capital de giro necessário;

 

  • Estimativa do faturamento mensal;

 

  • Estimativa do custo unitário de matéria-prima;

 

  • Estimativa dos custos de comercialização;

 

  • Apuração do custo dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas;

 

  • Estimativa dos custos com mão de obra;

 

  • Demonstrativo de resultados;

 

  • Indicadores de viabilidade;

 

  • Ponto de equilíbrio;

 

  • Lucratividade;

 

  • Rentabilidade;

 

  • Prazo de retorno do investimento.

 

  1. Simulação de Cenários

 

Esta etapa é importante para construir simulações e projetar respostas a diferentes situações, a fim de visualizar na prática o que vai ocorrer com a empresa em variados cenários.

 

  • Vendas abaixo do esperado;

 

  • Crise econômica;

 

  • Novos concorrentes.

 

 

  1. Análise Estratégica

 

Aqui é preciso adotar uma ferramenta de análise, como a Análise SWOT. Trata-se de uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Em português, é chamada de “análise FOFA”.

 

A função dessa ferramenta é avaliar os ambientes interno e externo a um empreendimento, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado. Assim, são analisadas também as oportunidades e as ameaças.

 

2. INOVAÇÃO

 

Para muitos empreendedores, o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores é o maior desafio do empreendedorismo. Criar algo exclusivo, que atenda a uma demanda do mercado, desperte o desejo de compra de potenciais clientes e ainda ofereça um diferencial, realmente, não é uma tarefa simples de se consegui.

 

Nesse caso, é recomendado pesquisar a fundo o mercado do seu segmento de atuação, analisar tendências e concorrentes, aderir a novos modelos de negócio e procurar trabalhar a sua criatividade com ousadia e com um olhar mais “fora da caixa”.

 

3. CAPITAL

 

Consegui capital de giro, investimentos, recursos, pagar fornecedores, despesas administrativas, contas a receber e a pagar, fluxo de caixa…

 

Ah que se considerar que no Brasil, o acesso a crédito para PME’s ainda é escasso e desafiador. E com a inflação elevada nos últimos tempos, os custos da empresa podem acabar aumentando acima da sua receita.

 

Nessa situação, é imprescindível voltar ao item 1 deste artigo.

 

4. MARKETING

 

Com a empresa aberta e com o produto ou serviço já definido, como alcançar seu público-alvo e começar a vender? Para isso, é importante fazer um investimento em marketing que seja certeiro e bem planejado. Existem muitas estratégias possíveis, o desafio é escolher aquela que melhor se adequa ao seu negócio.

 

Durante a pandemia, muitas empresas se digitalizaram e passaram a investir mais a fundo no marketing digital, que conta com um amplo leque de ferramentas e está bastante em alta no mercado atual. Com boas estratégias, você pode chegar a resultados interessantes sem precisar investir muito.

 

Se preferir, procure ajuda especializada quando se trata de marketing. Tenha em mente que o investimento correto nessa área pode fazer toda a diferença para as finanças do seu empreendimento!

 

5. BUROCRACIA

 

O Brasil é um dos países mais burocráticos quando o assunto é empreender e especialmente, quando se trata de se manter competitivo no mercado. São processos lentos que exigem muita papelada, como formulários, entrada de documentos para CNPJ, CNAE, comprovante de inscrição e de situação cadastral, entre tantos outros. Isso sem contar as diferentes regras na contratação de mão de obra.

Para começar bem, é indicado contar com uma consultoria contábil especializada, independente se presencial ou virtual, que possa te auxiliar, pelo menos, nesses processos iniciais, ou também em outras necessidades burocráticas, como legalizações em geral e emissão de certificado digital, por exemplo.

 

6. CARGA TRIBUTÁRIA

 

Há quem diga que a elevada carga tributária brasileira é o maior pesadelo para os empreendedores do país. Dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido, os impostos chegam a percentuais que podem prejudicar muito o crescimento de um novo negócio.

 

Por isso, é recomendado contratar um escritório de contabilidade de alguém que você confie antes mesmo de abrir seu CNPJ. Com o apoio desse especialista, fica mais fácil enquadrar a sua empresa dentro de algum regime tributário mais leve, que ofereça certo alívio financeiro.

 

7. CONCORRÊNCIA

 

Muitas pessoas desanimam de empreender por conta da concorrência acirrada que já existe no mercado. De fato, é um ambiente bastante competitivo, o que torna a entrada de novos empreendedores ainda mais desafiadora.

 

Mas isso não quer dizer que não haja espaço para mais ninguém. Para despontar, é preciso que as empresas saibam se adaptar e aproveitar as oportunidades e tendências que surgirem, tanto nos cenários mais prósperos, quanto nos mais complicados, além de apresentarem um diferencial forte e atrativo para os seus nichos.

 

8. GESTÃO DE PESSOAS

 

Pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter. Uma equipe de colaboradores satisfeitos, felizes e motivados impulsiona os resultados do negócio.

 

Desenvolva uma política de gestão de pessoas que carregue os propósitos da empresa, seja humanizada e competitiva para o mercado, detalhando regras para recrutamento e seleçãoonboarding de novos colaboradores, planos de carreirasalários e benefíciostrilhas de aprendizagemprocessos de feedback, etc.

 

formação de lideranças também é um ponto fundamental para qualquer negócio. Sem bons líderes conduzindo as suas respectivas equipes e pensando a evolução do negócio constantemente, a empresa eventualmente acabará estagnada. Para elevar o negócio a um novo patamar, é essencial que os líderes promovam uma cultura empresarial organizacional alinhada à estratégia – e essa cultura deve ser construída junto aos demais colaboradores.

 

9. GESTÃO DE FINANCEIRA

 

Gestão financeira é o conjunto de processos, métodos e ações que permitem a uma empresa controlar, analisar e planejar suas atividades financeiras. A gestão financeira possibilita e fornece os recursos para que os profissionais especializados analisem cenários e tracem metas para a empresa melhorar seus resultados e como utiliza seus recursos.

 

Uma boa gestão financeira está por trás de toda empresa de sucesso. É o coração de um negócio e, por isso, deve ser conduzida com inteligência.

 

Manter as finanças da empresa em dia é essencial para que as atividades fluam, afinal, nada melhor para a saúde do negócio do que chegar ao final do mês com um bom faturamento e as contas no verde.

 

Essa é uma responsabilidade e uma atribuição que passa por todo setor financeiro. E ela é enorme. Mas nem tudo são espinhos! Graças a tecnologia, esse departamento da empresa pode ser terceirizado com escritórios especializados, através de um recurso denominado de BPO Financeiro, o que contribui fortemente para a organização e compreensão da empresa como um todo.

 

10. CONTABILIDADE CONSULTIVA EM GRÁFICOS

 

A contabilidade consultiva, em resumo, nada mais é do que a interação mais frequente entre o Contador e o empresário. Ela tem o dever de acompanhar o desenvolvimento de um negócio, de forma que o profissional entenda a real necessidade do empreendedor e consiga ajudá-lo nas tomadas de decisões, promovendo soluções assertivas ao longo do tempo.

 

Na contabilidade consultiva, o profissional passa a usar os seus conhecimentos de forma muito mais assertiva e efetiva, ajudando as empresas a entender de verdade o seu negócio e os seus números, através de recursos teológicos de ultima geração, onde a vida financeira da empresa é apresentada ao empresário em tempo real totalmente em gráficos auto explicativos e cujo conteúdo é de fácil entendimento a qualquer empresário de forma clara, simples e objetiva, sem a necessidade de relatórios de alta complexidade técnica, que em nada contribuem pra o planejamento de sua jornada de crescimento ou nas suas decisões administrativas e organizacionais.

 

CONCLUSÃO

 

A verdadeira Contabilidade Consultiva é um serviço personalizado, e as soluções oferecidas precisam ser em caráter exclusivo e personalíssimo para sua empresa. Contudo, para que isso aconteça de forma eficiente, a comunicação e a transparência entre o escritório de contabilidade e a empresa é indispensável. Precisa ser uma parceria de muita confiança e um exemplo clássico disso é a Zannix Brasil Contabilidade, que conta com profissionais especializados e dedicados no seu ramo de atividade, prontos para eliminar as burocracias do caminho do empreendedor, liberando tempo para a atividade fim do negócio e até mesmo para descansar e aproveitar os bons momentos com a família.

 

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Equipe de Sucesso Zannix Brasil Contabilidade

 

 

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