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Soluções ideais para sua empresa

EXPERTISE

Conheça o que a Zannix Brasil pode fazer pela sua empresa

Contabilidade para Postos de Combustíveis

Dar atenção especial às finanças é fundamental para um gestor de posto de gasolina, e a contabilidade exercida de maneira adequada é essencial para evitar perdas na empresa. Por isso, é importante ficar atento:

  • Tenha total controle sobre os gastos, é importante fazer uma auditoria sobre as despesas. Verifique os gastos diários, semanais e mensais para não se perder entre os pagamentos.
  • Faça um gerenciamento de estoque, é fundamental que seu posto de gasolina tenha ferramentas de controle de estoque, para evitar prejuízos futuros.
  • Atenção às obrigações fiscais, além do pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, há diversas obrigações fiscais que recaem sobre os postos de gasolina. O gestor precisa estar atento, pois o não cumprimento dessas obrigações pode causar sérios problemas ao negócio.
  • Lucro real ou Lucro presumido? Quanto a melhor escolha, não há uma resposta padrão. Porém, caso você ainda não tenha alcançado um nível de maturidade contábil e financeira em seu posto de combustível, talvez seja interessante optar pelo Lucro Presumido e, dessa maneira, evitar multas, juros e outros tipos de prejuízos que um erro de cálculo pode lhe causar.
  • Controle o fluxo de caixa, o gasto descontrolado com compras, às vezes desnecessárias, pode conduzir a uma situação de descontrole das finanças do posto.

É essencial buscar por um escritório de contabilidade adequado, com experiência no segmento do seu estabelecimento. Com profissionais que conhecem os caminhos para uma boa organização financeira, você tem mais tempo para se dedicar às atividades que vão fazer o seu posto de gasolina crescer cada vez mais.

Contabilidade para Transportadoras

Empresas de transporte têm necessidades muito específicas em relação à contabilidade, pois realizam negociações em diferentes lugares do Brasil, com diferentes legislações, impostos e taxas.

  • Impostos;
  • Tributação em empresas de transportes;
  • Regras trabalhistas;
  • Acidentes de Trabalho;
  • Roubo e desvio de cargas.

Contabilidade para Locadoras Veículos

A contabilidade para locadoras de veículos é um serviço extremamente importante. Quando bem gerida, a contabilidade é capaz melhorar todos os processos da empresa, como resultado da redução de custos que ela proporciona.

Se a mesma for especializada no segmento, melhor ainda, pois entenderá profundamente o mercado, como é o caso da Zannix Brasil Contabilidade.

Portanto é importante conhecer algumas dicas importantes sobre a parte contábil, tributária e fiscal do negócio, para que consiga operar todos os setores tranquilamente.

Quando você conta com serviços contábeis especializados no seu nicho, consegue obter resultados realmente impressionantes.

Para conseguir se destacar no mercado você precisa ter uma empresa organizada e focada em resultados.

E uma assessoria para locadoras de veículos pode lhe ajudar a encontrar esse equilíbrio, construindo um caminho de sucesso para a sua empresa.

  • Segurança e confiabilidade;
  • Não seja apenas um escritório de contabilidade, mas uma contabilidade consultiva;
  • Seja um escritório que disponha de profissionais qualificados e experientes;
  • Auxilie na gestão da frota de forma atenta e bem planejada;
  • Fique atento à depreciação do Ativo Imobilizado;
  • Seja especialista em governança tributária para garantir o pagamento de menos impostos de forma legal;
  • Lhe entregue mensalmente as demonstrações contábeis de sua empresa.

Contabilidade para Clínicas e Hospitais

Todo empresário sabe que a carga tributária incidente sobre as empresas é fator preponderante na baixa lucratividade que quase sempre minam o poder de investimento das empresas insustentável. Contudo essa não é uma regra geral.

No segmento de saúde, tais como médicos, consultórios, clínicas e centros hospitalares, sobretudo os dois últimos, há forte possibilidade de redução de até 60% (sessenta por cento) na carga tributária incidente sobre o faturamento.

Inclusive, este é um dos pouquíssimos segmentos que esse privilégio garantido em lei. Para garantir esse direito, fale com seu contador.

Contabilidade para Startups

Uma startup é um negócio inovador, repetível e escalável. Em regra, são empresas disruptivas e usam a tecnologia para o seu funcionamento. Por essas características, muitos processos de negócios tradicionais acabam não se aplicando às startups.

Porém, existem sim algumas burocracias e responsabilidades legais para esse tipo de negócio, assim como para qualquer outra forma de empreendimento.

O termo startup ainda é bastante recente. Alguns acreditam que startup é uma empresa em seu período inicial. Outros dizem que se trata de um negócio com custos baixos, mas com grande potencial de crescimento. Há também quem pense que startups são simplesmente empreendimentos online.

A contabilidade para startups é mais uma frente de gestão e controle que ajuda a empresa a crescer de forma sustentável.

Aliás, é uma das mais importantes, pois funciona como um raio X do patrimônio da startup e seus principais indicadores econômicos e financeiros.

Para cuidar das contas de uma empresa inovadora e disruptiva, é preciso considerar as projeções de crescimento, planos de escalar o negócio e potenciais aportes de investidores, por exemplo – tudo isso com um caixa inicial reduzido e estrutura enxuta.

Do ponto de vista dos investidores, uma startup organizada, regular e em dia com sua contabilidade é muito mais atrativa.

Com os demonstrativos contábeis, a empresa consegue comunicar sua situação financeira e patrimonial de forma transparente, além de fazer projeções embasadas e transmitir mais segurança aos investidores.

Por isso, a missão da contabilidade para startups é gerar informações valiosas para direcionar o crescimento do negócio e encontrar soluções criativas para a parte burocrática.

Muito além de resolver a papelada, seu papel é agir como parceira estratégica do negócio e abrir caminho para o sucesso.

Contabilidade para o Agronegócios

Contabilidade rural é o processo de organização das contas e obrigações fiscais e tributárias de empresas rurais e agronegócios.

Na prática, a contabilidade rural ajuda o produtor a controlar sua propriedade e seus ativos financeiros (maquinário, fertilizantes, semoventes, sementes, etc.), de modo que mesmo com as flutuações produtivas, a fazendo nunca esteja em atraso ou inconformidade com os pagamentos dos impostos e tributos.

Uma contabilidade rural especializada no segmento ajuda o agronegócio a estruturar estratégias para garantir os melhores resultados, ajudando a empresa a se manter forte, mesmo em situações desfavoráveis – por conta de aspectos como clima e pragas.

A Contabilidade possui especificidades que poucos profissionais do ramo contábil conhecem. Por isso, na hora de contratar um escritório de contabilidade, marque uma reunião com ele e avalie quais são os conhecimentos dele sobre o assunto.

Neste caso, você pode contar com os conhecimentos específicos da Zannix Brasil Contabilidade para lhe assessorar de forma segura e confiável.

Contabilidade para Veterinários

Diferentemente de outras contabilidades que não têm a expertise de atuar no ramo pet, uma Contabilidade para Clínica Veterinária é capaz de oferecer um serviço diferenciado.

Justamente por seus profissionais já terem lidado com inúmeras outras clínicas veterinárias, o atendimento ao ramo de pets é especializado e supre as dores desse negócio.

Uma das piores coisas que poderia acontecer é um empresário precisar ficar perdendo tempo explicando como o seu negócio funciona para um contador que não entende.

Com uma assessoria contábil especializada, pulamos essa etapa e vamos direto ao que interessa: as melhores soluções para os problemas da empresa.

Aqui, é interessante mencionar um ponto muito importante: 99% (noventa e nove por cento) das lojas de comércios de produtos e serviços veterinários ou de petshops, pagam mais impostos do que deveriam. Fato!

Isso ocorre porque muitos produtos vendidos ou oferecidos por essas lojas (petshops e veterinários), são isentos de Pis e COFINS, mas mesmo assim, eles seguem pagando essas contribuições sem saber que estão isentos.

Agora você imagine pedir a restituição desses valores dos últimos 5 anos?

Contabilidade para Petshops

Entre cuidados aos pets, consultas, cirurgias, é difícil sobrar tempo para você cuidar de questões burocráticas, não é mesmo? Entretanto, as questões contábeis e administrativas são fundamentais para o sucesso do seu negócio e negligenciá-las pode prejudicar o seu empreendimento.

É nessa hora que você pode contar com uma contabilidade especializada no seu segmento. Atualmente a Zannix Brasil Contabilidade entrega muito mais que obrigações, ela é uma aliada para a gestão do seu petshop.

Além da assessoria nas questões gerenciais, a contabilidade especializada da Zannix Brasil, fornece informações que vão lhe ajudar a tomar decisões estratégicas. Com acesso a essas informações, é possível direcionar seus esforços no crescimento do seu Pet Shop ou Clínica Veterinária com objetividade e segurança.

Então, se você decidiu contratar uma contabilidade especializada que entende do seu segmento e possui experiência no seu segmento, nós podemos te ajudar.

Isso ocorre porque muitos produtos vendidos ou oferecidos por essas lojas (petshops e veterinários), são isentos de Pis e COFINS, mas mesmo assim, eles seguem pagando essas contribuições sem saber que estão isentos.

Agora você imagine pedir a restituição desses valores dos últimos 5 anos?

Contabilidade para Comércio Varejista

Cuidar de um negócio exige do empreendedor habilidades em áreas que podem não ser sua formação de origem. Gestão de pessoas, estoque, precificação e outras questões precisam ser efetuados e gerenciados por ele.

Ter o apoio de uma contabilidade desde o início do negócio pode tornar esse processo muito mais tranquilo.

Uma contabilidade para comércio varejista e atacadista efetivamente atuante, precisa atuar desde o planejamento inicial do negócio, antes da abertura de fato e partir daí, durante o seu dia a dia. Ela também auxiliar na organização dos procedimentos de venda e no controle fiscal, trabalhista, contábil e societário. Ou seja, presta assessoria aos empresários em todas as fases do processo e consultoria na gestão do negócio.

O principal foco da contabilidade para empresas do comércio é a economia. Mesmo os custos fixos, como folha de pagamento, impostos, telefone, internet, água, energia, podem ser reduzidos com o auxílio da contabilidade, inclusive, porque neste segmento, muitos produtos são isentos de PIS e COFINS, embora poucos saibam disso.

Além disso, a contabilidade cuida do fluxo de caixa, do enquadramento fiscal da empresa e realiza sua análise tributária. Também desenvolve relatórios com dados precisos sobre a realidade do negócio, para que o gestor tome suas melhores decisões, possibilitando, assim, que saiba quando é necessário realizar mudanças de estratégia e efetivá-las.

Uma das grandes vantagens de contratar a contabilidade da Zannix Brasil, é sua contabilidade consultiva em gráficos, que além de ser única com essa tecnologia, mostra com clareza e riqueza de indicadores, onde estão os gargalos das empresas.

Contabilidade e Administração de Condomínios

Alguns assuntos podem nos dar calafrios na hora de administrar um prédio, comercial ou residencial. Um deles é a contabilidade de condomínio, uma vez que envolve registros financeiros e patrimoniais que podem ser complexos.

A contabilidade condominial pode realmente ser um bicho de sete cabeças quando não se tem o preparo nem as ferramentas apropriadas para lidar com números o tempo todo. Isso porque, contas a pagar, a receber, salários, adicionais noturnos, impostos e encargos são algumas das obrigações que exigem a máxima atenção de um administrador ou síndico.

No começo, essas tarefas podem assustar, mas é possível dar conta de todas elas, até com relativa facilidade. Isso, claro, desde que sejam conhecidos certos princípios básicos de gerenciamento, alguns dos quais serão abordados neste artigo.

Como os síndicos deverão prestar contas à assembleia, pelo menos anualmente e quando exigidas, segundo o artigo 1.348, item VIII do código civil de 2002, visto que a prestação de contas condominial precisa ser assinada por um contabilista.

Uma outra dúvida frequente entre os síndicos é se há realmente necessidade de se ter uma administradora ou profissional habilitado? A resposta a essa pergunta é simples: depende do conhecimento do síndico, porém, este só poderá apresentar uma prestação de contas se ele for um contabilista com registro no Conselho Regional de Contabilidade.

A contratação de um profissional da área contábil ou de uma administradora deve ser aprovada em assembleia.

Se for aprovada, a prestação de contas, que antes era obrigação do síndico, passa a ser do contador. O que não exime o síndico da responsabilidade de fiscalizar e acompanhar o trabalho.

Em relação aos condomínios, por se tratar de Entidade Sem Fins Lucrativos, estes têm uma legislação tributária muito particular e pouquíssimos profissionais têm esse conhecimento sobre o assunto.

Constituição e Contabilidade para Holding

Contabilidade para Holding precisa ser uma contabilidade especializada na criação de uma Holding, assistindo nos trâmites legais e também prestando serviços valiosos a esta.

O fato é que a administração contábil e fiscal de uma Holding pode ser bastante confusa e complexa, e nem todo escritório contábil ou contador tem conhecimento específico sobre o tema.

Logo, é imprescindível procurar um escritório contábil que tenham experiência em lidar com Holdings, inclusive, desde sua constituição, caso o contrário, podem ser criados gargalos desnecessários e de consequências irreparáveis.

O papel do contador em uma Holding é imprescindível, já que ele possui uma função absolutamente técnica e consultiva, afinal de contas, é ele quem vai tornar possível a legalização da empresa-holding. E se estivermos falando de Holdings Familiares ou Patrimoniais, o contador precisa ser altamente capacitado para auxiliar nas melhores decisões financeiras.

De forma resumida, podemos citar alguns benefícios que uma Contabilidade para Holding pode proporcionar. Vejamos:

  • Uma coleta de informações importantes de forma mais precisa;
  • Apontar os riscos e os possíveis ganhos em investimentos;
  • Lidar de forma mais rápida e competente com a parte burocrática e jurídica;
  • Fornecer orientações importantes sobre transferências de bens;
  • Ajudar a reduzir custos e diminuir impostos;
  • Entre outros.

Em outras palavras, uma Contabilidade especializada conseguirá fornecer uma prestação de serviço muito mais célere, precisa e voltando as dificuldades deste tipo de empresa.

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Você pretende abrir uma clínica médica ou uma clínica odontológica e não pensou ainda como a contabilidade é importante para seu crescimento?

A contabilidade da sua clínica, é uma ferramenta de gestão. Não adianta você abrir uma clínica ou seu consultório e achar que não precisa aprender sobre contabilidade e gestão para ter sucesso.

Aqui na Zannix Brasil, nós buscamos educar o médico e o dentista, para usar a contabilidade médica, como uma ferramenta de gestão para seu crescimento financeiro e estratégico.

O Médico e o Dentista não são preparados para cuidar de finanças. O desconhecimento da contabilidade, faz com que o médico e o dentista não entendam a importância da ferramenta.

Com a contabilidade, você estabelece os custos da clínica, paga o menor imposto, pode medir a lucratividade e preços dos serviços prestados, sem contar, conforme o caso, na possibilidade de reduzir os custos tributários em até 60% (sessenta por cento).

Contabilidade para Bares Restaurantes

Bares e restaurantes são, essencialmente, empresas que geram grande parte de sua receita com a venda de itens perecíveis. Essas empresas realizam estoques e, muitas vezes, alteram suas opções de estoque e menu para atender às demandas de seus clientes.

A contabilidade de bares e restaurantes tem suas particularidades e necessita de assessoria constante. As necessidades, operações e preferências da empresa é que determinam qual método de contabilidade é o melhor para o negócio específico.

Contabilidade de caixa é o método contábil mais usado em bares e restaurantes. Esse formato permite que as empresas registrem sua renda gerada quando o dinheiro é recebido de serviços prestados ou pagos por despesas e custos.

As atividades são registradas quando o dinheiro é recebido. Como a maioria dos bares e restaurantes exige que seus clientes paguem por seus alimentos, destilados e serviços imediatamente após o recebimento, o registro de caixa se torna a maneira mais prática de evitar o desperdício e confusão em valores.

Este é outro segmento onde a incidência de PIS/COFINS é monofásica, ou seja, essas contribuições são pagas na indústria, logo, os demais, como distribuidoras, revendedoras, são isentas dessa contribuição, mas o que sabemos é que a maioria esmagadora dos contribuintes continuam pagando sem dever.

Contabilidade para Advogados

Mesmo lidando com prazos, atendimento ao cliente, preparação para audiência e sustentação oral de inúmeros processos, um escritório de advocacia precisa ter uma contabilidade jurídica, para estar atento às legislações brasileiras contando com a ajuda de uma assessoria de contabilidade para advogados de forma prática e obter o sucesso do negócio.

Abrir um escritório de advocacia ou fazer atendimento como Simples Nacional, requer tomar decisões importantes como Capital Social, Regime de Tributação, Porte e participação (se tiver sócios), Natureza Jurídica e outras escolhas que indiretamente afetam na carga tributária do negócio.

Além desses fatores, a assessoria de contabilidade jurídica é necessária para evitar erros, incidência de multas e outros problemas administrativos como: escrituração contábil e jurídica, cálculo de tributos, emissão de balancetes e outros demonstrativos, que se não forem feitos comprometem a regularização do negócio e também a lucratividade da empresa.

Ter ajuda de profissionais capacitados é fundamental para que um advogado tenha a certeza de que a contabilidade está sendo feita de forma correta, de que os tributos estão sendo recolhidos corretamente e que não tenha problemas com o fisco em nenhum momento.

Um dos principais pontos da contabilidade para advogados e escritórios de advocacia é a segregação de receitas de honorários e valores creditados a clientes. Afinal, qualquer erro pode gerar transtorno aos profissionais, custos elevados e até multas.

Por exemplo, na questão tributária, um negócio pode acabar pagando impostos maiores do que deveria se tal separação não for feita com cuidado e atenção.

Contabilidade para Arquitetos e Engenheiros

É possível ter uma boa economia de impostos constituindo uma empresa pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido. No entanto, a contabilidade para engenheiros e arquitetos oferece mais uma opção.

Como profissionais liberais, os engenheiros e arquitetos contam com a opção de contratar um serviço de contabilidade simplificada para pessoa física, que consiste na escrituração mensal do livro caixa, podendo obter legalmente uma boa dedução no imposto de renda.

Inclusive, podem ser escriturados como despesas dedutíveis os honorários pagos ao contador. Essa opção é interessante apenas para quem possui despesas profissionais consideráveis, do contrário, a constituição de uma empresa pelo lucro presumido é melhor opção.

Mas achamos importante que você saiba de uma coisa: optando por constituir uma pessoa jurídica, os lucros regularmente apurados e demonstrados pela contabilidade serão distribuídos aos sócios sem nova incidência de impostos, facilitando a comprovação de renda do arquiteto.

Ainda que a legislação não admita que algumas profissões sejam exercidas como empresário individual, contamos atualmente com a possibilidade de criar uma SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), modelo que vem sendo amplamente utilizado.

Por possuir natureza jurídica (art. 44, II, do código civil), diferentemente do empresário individual, que não possui, essa modalidade escapa das restrições impostas pelo art. 162, § 2º, do regulamento do imposto de renda e pelo parágrafo único do art. 966 do Código Civil. Ela possibilita a qualquer profissional constituir uma pessoa jurídica individual, qualquer seja sua profissão.

Contabilidade para Psicólogos e Fisioterapeutas

A contabilidade para psicólogo e terapeutas ajuda esses profissionais a definir se é melhor trabalhar como PF ou PJ, qual a natureza jurídica mais adequada para abertura de empresa, o regime tributário mais vantajoso e outras questões fiscais, tributárias e trabalhistas.

Dos serviços e suporte que se pode ter com a contratação de um escritório de contabilidade, alguns exemplos são:

  • Orientação sobre qual o melhor formato empresarial, incluindo a escolha do regime jurídico e do tributário;
  • Identificação de meios legais para pagar menos tributos;
  • Garantia que as obrigações junto aos órgãos competentes serão quitadas nos prazos;
  • Envio correta das declarações de imposto de renda;
  • Apoio para gestão financeira da empresa;
  • Esclarecimento de dúvidas trabalhistas;
  • Geração de folha de pagamento.

Outro ponto no qual a contabilidade para psicólogo pode ajudar esse profissional é na definição da melhor forma de trabalhar: como autônomo ou como PJ (pessoa jurídica).

Contabilidade para Escritórios Virtual e Coworking

A Zannix Brasil é um dos poucos escritórios de Contabilidade no Brasil que é especializado em Contabilidade para Escritórios Virtuais e Coworking, até por ser do ramo, já que também oferecemos estes serviços.

Dessa forma, você consegue tirar todas as dúvidas e se orientar com a parte fiscal e tributária que, sinceramente, muita gente bate cabeça.

Sob um viés contábil, são muitas as vantagens da utilização de um escritório virtual ou coworking. Isso porque sabemos que todas as tramitações e todos os passos de uma empresa sempre geram despesas e, em um coworking, essas despesas podem ser drasticamente reduzidas. Além de melhorar a vida do empresário.

Contabilidade para Shoppings e Galerias

Os Shoppings Centers, em relação aos seus processos financeiros e administrativos, devem se preocupar com a organização e legitimidade de suas informações.

Os Shoppings, via de regra, são formados por condomínios. São entidades que não possuem personalidade jurídica, porém para fins de cadastro no CNPJ são equiparadas às demais empresas no que tange a obrigatoriedade desta inscrição. Embora a Legislação do Imposto de Renda não obrigue os condomínios a manter escrituração contábil completa, em shoppings centers é de fundamental importância para a sua gestão, principalmente em relação ao controle e prestação de contas. Afinal, é de interesse comum dos proprietários e lojistas acompanhar a situação financeira do grupo, e para isso a contabilidade deve estar completa e em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil, com base na ITG 2002 Entidades Sem Finalidade de Lucros.

Contabilidade para Hotéis Resorts e Pousadas

Pagar menos impostos é o sonho de todo empresário e no segmento hoteleiro, esse sonho é ainda mais consistente? A carga tributária incidente sobre o setor hoteleiro é muito alta e pode engolir o lucro, portanto é importante contratar uma contabilidade especializada em hotéis, pousadas e resorts, afinal todo mundo quer pagar menos impostos e com esse seguimento empresarial não poderia ser diferente, muitos empresários do seguimento de hotelaria ainda não sabem como pagar menos impostos na hotelaria.

A tributação do setor de hotelaria é bastante complexa, isso porque existem receitas de prestação de serviços e também de venda de produtos, alimentação e bebidas. Sendo necessário fazer a apuração segregada.

O que sabemos, é que neste segmento, pelos menos 40% dos impostos pagos poderiam ser evitados com um Planejamento Tributário bem feito, inclusive, com recuperação tributária dos últimos 5 anos de PIS e COFINS, de forma totalmente administrativa, que é onde mais se paga imposto sem dever, já que o segmento hoteleiro é isento de dessas contribuições em relação aos produtos, isso sem falar dos demais impostos, como pagamento de impostos sobre incentivos fiscais.

Contabilidade para Auto Peças e Pneus

A contabilidade para autopeças engloba todas as atividades de comercialização de peças para veículos automotores. O contador que trabalha com esse nicho específico deve se preocupar com diversas tributações e processos burocráticos.

O contador que lida com esse nicho, tem como objetivo prestar o suporte necessário para a empresa crescer. Assim, ele auxiliará na parte fiscal contábil, trabalhista e legal e ajudará em toda parte de tomada de decisões sempre visando o crescimento de seu empreendimento.

O profissional contábil ajudará a cuidar do controle financeiro da empresa e auxiliará nos demais assuntos burocráticos desde a abertura de seu negócio até todos os passos para seu desenvolvimento. Ele também estará envolvido nos serviços mensais, para que todo o controle financeiro seja feito com cautela, garantindo a entrega de obrigações acessórias e auxiliando na escrituração da parte financeira, societária e patrimonial.

Esse também é um segmento onde a incidência de PIS/COFINS é monofásica, ou seja, essas contribuições são pagas na indústria, logo, os demais, como distribuidoras, revendedoras, são isentas dessa contribuição, mas o que sabemos é que a maioria esmagadora dos contribuintes continuam pagando sem dever.

Contabilidade para Máquinas Agrícolas

A contabilidade rural pode ser definida como um ramo que atua com foco no patrimônio. Como patrimônio, entende-se também o comércio de máquinas e implementos agrícolas. Sendo assim, ela se dedica a avaliação dos ativos (como bens e direitos), terra, equipamentos, fertilizantes, sementes, passivos (como os empréstimos bancários) e patrimônio líquido da empresa rural.

O que poucos profissionais sabem, é que as máquinas agrícolas são isentas de PIS e COFINS, sem contar as subvenções estaduais, que podem reduzir bastante o peso das contribuições incidentes sobre as receitas.

Comércio de GLP e Derivados

Somos especialistas em negócios contábeis para empresas voltadas para o comércio e distribuição de GLP (gás liquefeito de petróleo) e derivados.

Conhecemos os atalhos e os detalhes fiscais do seu negócio e vamos te ajudar a deixar a sua empresa no melhor regime tributário e economizar impostos, principalmente, em relação a PIS e COFINS, cuja incidência no seu segmento é isenta.

Orientamos sua empresa sobre todos os detalhes de PIS/COFINS monofásico e cadastro correto dos produtos.

Seu negócio 100% regular, com redução de até 50% de carga tributária.

Contabilidade para Farmácias Drogarias

A contabilidade para farmácias e drogarias é uma prática contábil orientada por regras e regulamentos de tributação específico para a área farmacêutica.

Para atender melhor as drogarias e farmácias, as empresas de contabilidade devem ter um sistema informatizado para este segmento de mercado, estabelecer parcerias, criar receita específica para o canal farmacêutico e, o mais importante, passar cursos no segmento farmacêutico para sua equipe. Desta forma, o escritório contábil consegue manter o nível profissional e qualificado de sua equipe para esta demanda.

Este comércio de medicamentos é um dos departamentos com um grande número de leis e regulamentos, seja tributário ou licenciado, por agências reguladoras e agências de inspeção específicas. Essa enorme regulamentação requer sabedoria e qualificação dos profissionais de contabilidade.

Este segmento é mais um onde a incidência de PIS/COFINS é monofásica, ou seja, essas contribuições são pagas na indústria, logo, os demais, como distribuidoras, revendedoras, são isentas dessa contribuição, mas o que sabemos é que a maioria esmagadora dos contribuintes continuam pagando sem dever.

Para se livrar dessa tributação, o contribuinte precisa fazer a segregação de receitas e despesas, algo feito somente por profissionais altamente capacitados e munidos de tecnologia de fiscal de última geração, capaz de se igualar a tecnologia da Receita Federal.

Contabilidade para Distribuidoras de Bebidas

A Contabilidade para distribuidora de bebidas é um grande diferencial para esse tipo de negócio.

Uma distribuidora, normalmente, vende bens e serviços para outras empresas que revendem esses mesmos produtos ou os utilizam para uso comercial. As vendas de uma distribuidora de bebidas, por exemplo, costumam ser bem maiores que a de um comércio varejista normal.

Uma indústria de bebidas realiza a produção do líquido, o engarrafamento deste e a distribuição para os pontos de venda ou diretamente para supermercados, restaurantes, entre outros pontos. É um mercado de elevada competitividade e a variante de destaque é o preço do produto. Como os bens são adquiridos em quantidade, cada centavo de diferença deve ser levado em consideração.

Assim, por conta de algumas peculiaridades que só atingem a distribuidoras de bebidas, a presença de um serviço de contabilidade formado por profissionais da área é essencial.

Este é outro segmento onde a incidência de PIS/COFINS é monofásica, ou seja, essas contribuições são pagas na indústria, logo, os demais, como distribuidoras, revendedoras, são isentas dessa contribuição, mas o que sabemos é que a maioria esmagadora dos contribuintes continuam pagando sem dever.

Contabilidade para Perfumaria e Cosméticos

Se você tem ou está planejando abrir uma empresa no ramo de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, fique atento aos benefícios fiscais inerentes ao seu segmento. Fale com seu contador urgente, ou Procure a Zannix Brasil, que nossos profissionais podem te orientar.

A Contabilidade para o comércio de produtos de higiene pessoal envolve uma série de controles de planejamento que precisam ser cuidados e protegidos rigorosamente pelo profissional que cuida de clientes nesse segmento, já que ela envolve um rígido controle sobre:

  • Controle de Estoque;
  • Redução de Impostos;
  • Gestão de Fornecedores;
  • Controle de Fluxo de Caixa;
  • Contrato Social registrado na Junta Comercial;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica/CNPJ;
  • Assessoria Fiscal;
  • Abertura de Empresa;
  • Encerramento de Empresa;
  • Regularização de Empresa;
  • Controle de almoxarifado;
  • Planejamento Tributário;
  • Análise Tributária;
  • Medidas para acabar com a ruptura no estoque;
  • Orientação para obter maior controle sobre as finanças;
  • Demonstrações Contábeis e de Resultados;

Além do que, este é outro segmento onde a incidência de PIS/COFINS é monofásica, ou seja, essas contribuições são pagas na indústria, logo, os demais, como distribuidoras, revendedoras, são isentas dessa contribuição, mas o que sabemos é que a maioria esmagadora dos contribuintes continuam pagando sem dever.

Contabilidade para Padarias e Lanchonetes

Foi-se o tempo em que os clientes iam à padaria parar comprar pão francês e leite. Hoje, o segmento de panificação oferece café da manhã, almoço e até happy hour. As mudanças na sociedade afetaram o consumo, impondo a busca por inovação, estratégias de apresentação e venda de produtos.

Assim como as padarias evoluíram para panificadoras gourmets, confeitarias de luxo e pâtisseries, a contabilidade e a gestão financeira desses estabelecimentos também mudaram. Agora existem contabilidades especializadas em padarias e lanchonetes.

Esse também é um segmento onde a incidência de PIS/COFINS é monofásica, ou seja, essas contribuições são pagas na indústria, logo, os demais, como distribuidoras, revendedoras, são isentas dessa contribuição, mas o que sabemos é que a maioria esmagadora dos contribuintes continuam pagando sem dever.

Contabilidade para Açougues e Frigoríficos

A Zannix Brasil é especializada em contabilidade para açougues e frigoríficos. O conhecimento dos profissionais sobre este ramo de atividade nos permite a criação de soluções eficientes para o gerenciamento do negócio com técnica, e alto conhecimento da legislação que o envolve.

O comércio de carnes in natura possui particularidades fiscais que poucos profissionais contábeis têm o conhecimento, especialmente em relação as contribuições de PIS e COFINS e ICMS.

Se você deseja abrir uma empresa neste ramo ou já é proprietário de uma, saiba que você vai precisar de um contador especializado. Quer saber mais sobre tributação para açougues e frigoríficos, então marque uma reunião com nossos profissionais da Zannix Brasil.

Contabilidade para Academias

A contabilidade para academias é essencial para manter o negócio em dia com as responsabilidades fiscais e tributárias, além de também permitir uma melhor tomada de decisão a partir do controle e da gestão financeira. Ela é importante para profissionais autônomos como alguns personal trainers, donos de CrossFit, estúdios de musculação, artes-marciais e fisioterapia, entre outras atividades relacionadas ao mundo fitness.

Por meio dessa contabilidade, você obterá informações valiosas sobre o seu negócio, utilizadas para que as decisões tomadas sejam mais acertadas e coloquem a sua empresa no caminho do sucesso.

Outro detalhe importante a ser destacado é a questão da modalidade de tributação para as academias. Basicamente, você poderá escolher três modelos diferentes. A princípio, temos o Lucro Real que, nesse caso, é o mais complexo dos regimes existentes. Na dúvida, recomendo procurar um especialista da Zannix Brasil. Eles estão altamente preparados e capacitados para lhes responder a qualquer dúvida sobre o segmento.

Contabilidade para Construtoras e Incorporadoras

A contabilidade para o segmento de Construção Civil é muito diferente da contabilidade para outras atividades.

Existem particularidades em relação às questões tributárias e trabalhistas que podem causar um grande prejuízo às empresas caso não sejam aplicadas corretamente.

Um exemplo claro destas particularidades é a redução na Base de Cálculo do IRPJ e da CSLL para empresas de construção civil que além da mão-de-obra forneçam também os materiais para a realização do serviço, cuja redução pode chegar a 70% do valor do Imposto de Renda e da CSLL.

Inclusive foi prorrogada até 2023 a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, entre eles o da construção civil e incorporação. Isso é o que determina a Lei nº 14.288, de 2021, sancionada e publicada

A desoneração é a isenção do INSS patronal incidente sobre a folha de pagamento, o percentual do INSS patronal que é de 20% sobre a remuneração de empregados e autônomos passou a ser “zero” e a retenção do INSS na fonte, que era de 11% sobre o valor dos serviços de execução de obras passou a ser de 3,5%, porém é necessário analisar se a empresa se enquadra nas atividades listadas na lei da Desoneração e também se atende todos os requisitos previstos em lei.

Contabilidade para Imobiliárias

A contabilidade para imobiliárias é fator essencial para auxiliar numa gestão imobiliária eficiente e pode ajudar também os corretores autônomos a se formalizarem.

Tanto imobiliárias quanto corretores de imóveis autônomos devem ser credenciados pelo CRECI para poderem atuar no processo de transação imobiliária.

O fato é que ambos necessitam de uma assessoria contábil para gerenciar os seus processos e orientar quanto as melhores decisões a serem tomadas.

Contar com o serviço especializado de uma contabilidade para imobiliária é imprescindível para que a empresa fique em dia com as suas obrigações fiscais.

A contabilidade fica responsável também por auxiliar na parte administrativa do negócio, auxiliando também na gestão financeira, administrativa e patrimonial, além de prestar consultoria para orientar quanto as melhores decisões a serem tomadas para o negócio.

Contabilidade para Infoprodutores

Você já descobriu que criar conteúdos para infoprodutos e empreender no mercado digital é um negócio muito lucrativo, certo? Então, agora você precisa saber como a contabilidade para Infoprodutores pode te ajudar a ter ainda mais sucesso.

Usar seu conhecimento para produzir materiais digitais como e-books, cursos, treinamentos e mentorias é uma ótima forma de empreender no mercado digital.

Quem atua como infoprodutor pode contar com as plataformas de distribuição de conteúdo, como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Kiwify para fazer com que seus infoprodutos cheguem até os consumidores finais.

Mas, para não ter limitações de saque e poder fazer seu negócio crescer, você precisa da parceria estratégica de uma contabilidade para infoprodutores.

A Zannix Brasil é expert e contabilidade para o segmento de infoprodutores, dispondo de profissionais especializados que poderão analisar sua realidade e seus objetivos e te ajudarão a traçar estratégias para o sucesso de seu negócio!

Contabilidade para o Terceiro Setor

Utilidade pública é o objetivo das entidades do Terceiro Setor – segmento que vem crescendo consideravelmente em todas as partes do planeta.

E mesmo não visando lucros, é de extremamente importante ter um acompanhamento contábil eficiente para ter os melhores resultados em suas ações – principalmente na demonstração da aplicação dos recursos obtidos por elas.

A Contabilidade possui a função de demonstrar o trabalho realizado pelas entidades do Terceiro Setor, registrando e documentando os fatos e a destinação dos recursos arrecadados.

Um escritório de contabilidade especializado, como é o caso da Zannix Brasil, pode ainda apontar uma série de benefícios pela forma de sua constituição e objetivos, além de demonstrar as atividades para continuarem usufruindo desses benefícios.

Abertura de Empresas

Se você acredita que chegou a hora de abrir a sua própria empresa, nós vamos te auxiliar a entender todas as etapas de abertura e toda a documentação necessária para você realizar seu sonho de ter o próprio negócio!

Sobre a abertura de empresa, a Zannix Brasil é possivelmente o único escritório de Contabilidade no Brasil que dispõe de um Manuel Passo a Passo que pode lhe orientar didaticamente como você deve proceder para realizar o seu sonho. Mas não é só isso: a Zannix Brasil dispõe também de um formulário personalizado com 26 perguntas indispensáveis, cujas respostas serão utilizadas para a constituição do seu Contrato Social. Além disso, você ainda pode contar com o nosso atendimento personalizado de alta performance. Ah! Detalhe: abrir ou alterar o contrato social de sua empresa é de graça*.

Certificado Digital

O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

O certificado digital serve para assinar documentos digitalmente e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como:

  • Receita Federal, por meio do Portal e-CAC;
  • Gov.br;
  • INSS;
  • Juntas comerciais.
  •  

Se você deseja saber mais sobre Certificado Digital, como quanto, custa, onde conseguir e qual o modelo necessário para atender a sua necessidade, a Zannix Brasil pode lhe dar todo o suporte.

Regularização de Empresas

Uma empresa sem movimento ou inativa não está isenta de cumprir obrigações. Entenda melhor como regularizar uma empresa e não caia mais em armadilhas.

A regularização de uma empresa não é apenas o processo de abertura, através do qual se obtém os registros e cadastros necessários de acordo com o porte e atividade escolhidos. Muito menos o fato dela simplesmente possuir um CNPJ ativo. Estas etapas são apenas para que ela possa estar formalizada e pronta para iniciar suas operações perante ao fisco, porém, como regularizar uma empresa é outra questão, muito mais ampla.

Se sua empresa está com alguma restrição (societária, fiscal, contábil, trabalhista) que impede a sua funcionalidade de forma legal e consistente, a Zannix Brasil pode lhe dar toda consultoria e assessoria necessária para regularização da sua empresa.

Licenças Regulatórias

Ao pensar em abrir uma empresa é essencial que você pense também quantas e são as licenças (autorizações) que sua empresa irá precisar para poder entrar em operação. Embora a mais comum seja o Alvará de Funcionamento, cuja aplicação é inerente à todas as empresas, existem ainda uma infinidade de outras licenças obrigatórias, mais conhecidas como licenças regulatórias, cuja aplicação depende do ramo de atividade de sua empresa.

Se você deseja saber quais são as licenças regulatórias aplicadas à sua empresa, fale com a Zannix Brasil. Nossos profissionais poderão lhe dar todo o suporte necessário antes mesmo de você iniciar o processo de abertura de sua empresa.

Plano de Negócios

O Plano de Negócios é a ferramenta básica para que se aprenda de forma mais profunda sobre o negócio que se quer abrir e o mercado em que está inserido e pode fornecer insights poderosos, que podem inclusive alterar a ideia inicial drasticamente. Ele nada mais é que um documento, produto de um período de reflexão e estudo do(s) sócio(s) antes de partir para a criação da empresa.

Um Plano de Negócios deve ser um documento robusto, que contém as principais propostas, levantamentos, premissas e projeções do negócio. Nele, devem estar contidas minimamente as seguintes partes, que podem ser adaptadas, agrupadas, ou terem sua ordem alterada dependendo de cada caso:

  • Sumário Executivo – Descrição do negócio, Mercado alvo, Vantagens competitivas, principais projeções de vendas e de lucratividade.
  • Equipe de Gestão – Organograma e Currículo resumido das pessoas chave.
  • Pesquisa de Mercado – A indústria, Clientes, Fornecedores, Dimensão do mercado e tendências, Concorrentes e Necessidades dos clientes não atendidas pelos concorrentes.
  • Análise Econômico-Financeira – Projeções de Vendas, Margens, Lucratividade, Custos, Ponto de equilíbrio, Tempo para alcançar um fluxo de caixa positivo, Cálculos de retorno – VPL, TIR e Payback.
  • Plano de Marketing – Estratégias de Precificação, Qualidades do Produto / Serviço, Canais de venda e Propaganda.
  • Plano Operacional – Rota de produção e processos operacionais essenciais; Capacidade produtiva; Regulamentações e assuntos jurídicos; Localização geográfica; Logística, Sustentabilidade ambiental, social e de governança – Abordagem ESG.
  • Plano de Implantação – Análise SWOT; Cronograma macro; Levantamento de riscos e análise de cenários; Contratações de pessoal; Necessidade de capital próprio e externo –investimentos imobilizados e Necessidade de Capital de Giro.

Resumindo, o Plano de Negócios deve ser abrangente o suficiente para que se tenha um bom conhecimento de onde se está entrando, mas também direto e o quão conciso possível. É importante prestar muita atenção nos detalhes, pois eles fazem toda a diferença.

Recuperação Tributária

A recuperação tributária é uma forma legal das empresas reaverem valores de impostos, taxas e contribuições que foram pagas indevidamente, sejam elas públicas ou privadas, independentemente do seu porte. Portanto, todas as organizações possuem esse direito assegurado, desde que sejam comprovadas irregularidades no pagamento dos tributos.

Mas você deve estar se perguntando: É possível o governo cometer erros relacionadas a tributação? Sim, é muito possível.

A recuperação tributária é feita através de um processo administrativo por um escritório de contabilidade altamente especializado, que realiza a revisão completa dos impostos pagos durante os últimos 5 anos, levando em consideração todas as regras vigentes.

A devolução desses valores pagos indevidamente pelas empresas ao governo, pode acontecer de 2 maneiras:

Por restituição: Nesse formato a recuperação é feita em dinheiro por meio de um depósito ao próprio contribuinte.

Por compensação de créditos: Já nesse formato, a recuperação é feita através do abatimento de valores no pagamento dos impostos no próximo mês.

Existem muitos tributos que podem ser recuperados por meio desse processo, como: PIS, COFINS, ICMS, IPI, ICMS-ST, IRPJ, CSLL, FGTS, INSS, entre outros.

No entanto, vale lembrar que o processo de recuperação tributária se inicia após uma verificação meticulosa da contabilidade sobre todos os impostos pagos indevidamente, sendo necessário a apresentação de provas para a comprovação dessa ação.

Quer saber tudo sobre Recuperação Tributária e como se utilizar desse mecanismo legal, fale com a Zannix Brasil. Nossos profissionais poderão lhe dar todo o suporte para solicitar os seus direitos de forma totalmente administrativa. Dinheiro na conta em até 60 dias.

Gestão de Folha Pagamento

Organizar a folha de pagamento sem dúvida está entre os maiores desafios da rotina empresarial. Até por isso, muitas empresas vêm optando pela terceirização da folha de pagamento, onde uma companhia externa assume essa tarefa.

A terceirização da folha de pagamento consiste na transferência dessa rotina para uma empresa terceirizada. Nesse caso, a companhia contratada irá assumir essa rotina, considerada uma das mais complexas da empresa.

Isso significa que essa empresa terceirizada será a responsável por resolver tudo que envolve a folha de pagamento, a exemplo de:

  • Cálculos de salário, férias ou adiantamentos;
  • Armazenamento de documentos;
  • Rescisões e admissões;
  • Cálculos de rescisões;
  • Alterações de salários e cargos;
  • Emissões de guias de recolhimento;
  • Gestão de documentos e envio de dados para o e-Social;
  • Essas são algumas das tarefas executadas pela empresa contratada diante de uma terceirização da folha de pagamento.

Com isso, a empresa que contrata esse serviço otimiza esse trabalho, diminui as chances de erros e fica amparada por uma equipe de especialistas para evitar problemas no âmbito da legislação trabalhista.

Quer saber tudo sobre Terceirização e Gestão de Folha de Pagamento, fale com a Zannix Brasil. Nossos profissionais estão preparados para lhe dar todo o suporte e cuidar da gestão do seu departamento de pessoal.

Registro de Marcas e Patentes

Pode até ser que a expressão “Registro de Marca” seja um fato novo ainda para você, mas a verdade é que ele é tão essencial quanto o registro de uma empresa na junta comercial (CNPJ) para proteger o seu negócio. Infelizmente poucos os empreendedores sabem disso.

Uma marca é todo sinal ou símbolo capaz de distinguir e identificar uma empresa, um produto, serviço ou pessoa. É por meio da marca que o consumidor pode reconhecer e encontrar os produtos e contratar os serviços de sua preferência, sem correr o risco de ser enganado.

O Registro de Marca é um título emitido pelo INPI (Instituo Nacional da Propriedade Industrial), que concede a propriedade sobre a marca e o direito de utilizá-la com exclusividade no segmento de atuação em todo o Brasil. O registro protege uma marca de ser utilizada ou copiada por terceiros sem autorização.

De forma mais didática, o certificado de registro de marca é como a escritura de um terreno, um documento oficial – amparado por lei – que atesta que uma pessoa ou empresa é dona de uma determinada marca. Assim como um patrimônio, uma marca registrada pode ser vendida, doada ou mesmo herdada.

Quando a marca não é registrada, qualquer pessoa ou concorrente pode utilizá-la e o empresário não pode fazer absolutamente nada, pois não está protegido diante da lei.

A verdade é que só é dono de uma marca quem possui o registro. E esse processo leva em média 12 meses para ser concluído, sendo assim, apenas após a emissão do certificado de registro de marca é que a mesma está protegida.

Constituição de Holdings

Uma holding patrimonial é uma empresa aberta exclusivamente para administrar os bens imóveis dos seus sócios. Entre as vantagens estão a redução tributária e um planejamento sucessório mais eficiente e simplificado.

A holding, seja ela patrimonial ou familiar, é uma ferramenta para planejamento administrativo ou sucessório, de modo que o administrador pode estabelecer e doar cotas sociais aos herdeiros, com uma cota-parte cada, a fim de que a burocracia, conflitos e despesas após a sucessão sejam eliminadas ou, pelo menos, minimizados.

É uma forma de se prever em vida como será a repartição e/ou administração do patrimônio, com a morte do administrador, tendo em vista as restrições legislativas de disposições patrimoniais em vida.

Apesar de sua grandeza populacional e geográfica e de ser reconhecido mundialmente como um dos países com uma das mentalidades mais inovadoras e empreendedoras, o Brasil é um dos países onde o índice de criação de holdings é um dos mais baixos do mundo, não passando de 3% da população, enquanto esse índice chega a 88% em países europeus e outros países desenvolvidos.

Classificação Fiscal

A classificação fiscal de mercadorias é um processo administrativo-tributário implementado e regulado pelos governos dos países. Por meio dele, é possível garantir um melhor controle sobre a produção, comercialização, importação e exportação de produtos.

A atividade consiste na criação de identidades numéricas para cada item a partir de códigos também numéricos já pré-estabelecidos. Em seguida, é constituído um padrão de referenciamento, o qual servirá para facilitar a identificação do produto no momento de sua compra, venda, saída ou entrada no país. A classificação fiscal de mercadorias também determina os enquadramentos fiscais dos produtos, definindo questões como as alíquotas tributárias incidentes sobre ele, ou seja, a precificação de todos os produtos com os quais você trabalha passa pela classificação fiscal – e caso isso não aconteça corretamente, você pode estar perdendo dinheiro.

A classificação fiscal é fundamental para o bom funcionamento tributário. De um lado, porque facilita o trabalho das empresas, já que estas poderão ter mais segurança e praticidade no momento de cumprir as suas obrigações fiscais. Do outro, ela também otimiza a gestão e a fiscalização governamental sobre as atividades comerciais da malha empresarial que um determinado país administra, permitindo uma verificação mais assertiva do cumprimento dos deveres fiscais por parte dos contribuintes.

A Classificação Fiscal correta tem dois principais viés muito importante: evitar que sua empresa pague mais impostos do que efetivamente deveria ou deixar de pagar aquilo que deveria, comprometendo a segurança fiscal do seu negócio e expondo a potencias fiscalizações digitais, o que não seria nada interessante para a imagem de sua empresa perante seus consumidores.

Quer saber tudo sobre Classificação Fiscal, fale com a Zannix Brasil. Nossos consultores são capacitados para lhe dar as melhores orientações para que você possa tomar as melhores decisões.

Planejamento Tributário

Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal.

Ele deve ser estruturado, preferencialmente, por contadores, que avaliam as características do negócio e utilizam essa análise para orientar as decisões que dizem respeito aos tributos e impostos.

Quando o pagamento de determinado imposto é inevitável, em alguns casos é possível diminuir o percentual a ser recolhido. Uma maneira de fazer isso é aderindo a incentivos fiscais que reduzem alíquotas de tributos.

Uma forma muito eficiente de se pagar menos impostos de forma legal, é fazer a segregação fiscal das mercadorias cujas alíquotas são reduzidas ou mesmo, que possuem as chamadas alíquotas ‘zero’.

Infelizmente, essa segregação não é tarefa fácil de se fazer e pouquíssimos profissionais contábeis são conhecedores dessas regras. Por isso, sua empresa precisa contar um escritório de contabilidade especializado no seu segmento ou que possua profissionais altamente capacitados para fazer essa segregação de receitas.

Quer saber tudo sobre Planejamento Tributário, fale com a Zannix Brasil. Nossos consultores são capacitados para lhe dar as melhores orientações para que você possa tomar as melhores decisões e pagar menos impostos sem sonegação fiscal.

Constituição de Acordos de Sócios

O acordo de quotistas é um pacto parassocial, firmado entre sócios de uma sociedade limitada, a fim de estabelecer regras de organização e funcionamento que não estejam presentes no contrato ou estatuto social.

Este acordo visa regulamentar e proporcionar um efetivo gerenciamento da empresa, para resolver eventuais divergências e/ou registrar novas deliberações, com o objetivo de proteger os interesses da sociedade.

Em que pese não haja previsão legal para o acordo de quotistas especificamente, o instituto que preceitua o acordo entre acionistas, ou seja, entre sócios, sobre a compra e venda de suas ações, nasceu com a lei das Sociedades Anônimas (lei 6.404/76), em seu artigo 118:

Art. 118. Os acordos de acionistas, sobre a compra e venda de suas ações, preferência para adquiri-las, exercício do direito a voto, ou do poder de controle deverão ser observados pela companhia quando arquivados na sua sede.      

Consoante a isto, o artigo 1.053, parágrafo único, do Código Civil, prevê a possibilidade de aplicação supletiva da lei das Sociedades Anônimas para as sociedades limitadas:

Parágrafo único. O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima

Desta forma, evidenciada a aplicabilidade complementar do instituto do acordo de acionistas ao acordo de quotistas, importa mencionar que sua utilização está condicionada aos requisitos de licitude para a validade de um negócio jurídico, conforme preceitua o artigo 104 do Código Civil:

Art. 104. A validade do negócio jurídico requer:

I – Agente capaz;

II – Objeto lícito, possível, determinado ou determinável;

III – Forma prescrita ou não defesa em lei.

Quer saber tudo sobre Acordo de Sócios ou Quotistas, fale com a Zannix Brasil. Nossos especialistas são capacitados para lhe dar as melhores soluções técnicas sobre o tema e garantir a sua segurança jurídica no futuro.

Precificação de Produtos e Serviços

Precificação é o processo de definição do valor monetário a ser cobrado do cliente por um produto, mercadoria ou serviço.

Trata-se de uma variável fundamental ao funcionamento de todo tipo de negócio.

A precificação deve ser equacionada de forma a proporcionar retorno positivo à empresa e a seus investidores e garantir, ao mesmo tempo, a competitividade do negócio e a satisfação do cliente.

Para tanto, deve considerar aspectos internos (custo da mercadoria, gastos indiretos, despesas administrativas, etc.) e externos (impostos, concorrência, crises econômicas, regimes tributários, etc.).

O preço está presente em todos os aspectos da nossa vida: no aluguel, nas despesas médicas, na passagem de ônibus, na tarifa da conta bancária e nos itens de primeira necessidade.

Se você quer saber tudo sobre Precificação de Produtos e Serviços para aplicar no seu negócio para efetivamente ter lucro e poder de competitividade no mercado, fale com a Zannix Brasil. Nossos especialistas são capacitados para lhe dar as melhores soluções matemáticas e estatísticas sobre precificação para garantir a sua manutenção no mercado de forma lucrativa.

Enquadramento no Fator R

Fator R é o cálculo realizado mensalmente para definir a faixa de tributação de uma empresa optante do Simples Nacional. Dependendo do resultado, ela pode se enquadrar nas alíquotas do Anexo III ou do Anexo V do Simples nacional.

Mas calma aí! Não são todas as atividades que se enquadram no Fator R. De acordo com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, as atividades que se enquadram no Fator R são aquelas do setor de serviços “que tenham por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, desde que não sujeitas à tributação na forma dos Anexos III ou IV da Lei Complementar nº 123/2006, que por sinal, de simples só tem mesmo o número da lei (123).

Consultoria Financeira

A palavra consultoria vem de “receber conselhos de”, sendo assim a consultoria financeira é aquela que irá diagnosticar problemas financeiros, propor soluções e implementar um projeto a fim de alavancar os resultados de sua empresa.

O primeiro passo para realizar uma consultoria é o diagnóstico realizado através da análise de dados e de entrevistas com os envolvidos. É o principal ponto de uma consultoria, para o qual se dedica mais tempo e recursos.

Podemos pensar na consultoria como um médico e paciente. Você vai ao médico e relata os seus problemas, ele fará a investigação e diagnóstico da causa do problema e indicará a solução mais adequada. Assim como o consultor financeiro.

Sabemos que, para alcançar o sucesso em um empreendimento empresarial ou pessoal, é necessário um bom plano financeiro.

Uma consultoria financeira profissional é tão importante porque pode alterar sua forma de administrar suas finanças, otimizando seus recursos, fazendo melhores investimentos e, consequentemente, aumentando a rentabilidade.

Além disso, podemos entender para que direção a empresa está indo, e então mudar o rumo se for preciso ou permanecer como está, se estiver obtendo resultado satisfatório.

A grande maioria das organizações se preocupam apenas em observar o fluxo de caixa, porém esses indicadores podem não representar se a empresa está tendo lucro. Essa é outra função da consultoria financeira, analisar e entender a lucratividade da empresa.

Quando se contrata uma boa empresa de consultoria financeira e os participantes da organização estão envolvidos, o investimento é recuperado e ocorrem melhorias nos resultados obtidos.

Um Consultor financeiro é um profissional que possui conhecimento em finanças e usa esse conhecimento para auxiliar outras pessoas e empresas. O consultor pode trabalhar de maneira autônoma ou fazer parte de uma empresa que presta consultoria.

O consultor financeiro ou planejador financeiro é contratado na maioria das vezes para atuar na gestão de receitas ou despesas. Ele deve trabalhar de forma estratégica para potencializar os resultados da empresa em questão.

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