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IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE LGPD

Em 05/06/2023, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, divulgou publicamente a primeira lista de empresas investigadas por descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD.

Especialistas têm alertado sobre a perda do poder de uma marca quando ela cai numa lista de divulgação dessas, sobretudo, e principalmente, quando essa lista é divulgada publicamente pelo órgão fiscalizador, no caso a ANPD.

Obviamente sabemos que essas divulgações começaram pelas grandes corporações, aquelas que têm muito poder de mídia e marketing. Mas imagine o prejuízo financeiro e de mercado que terão essas mesmas corporações não só por conta das pesadas multas que serão aplicadas, conforme previsto na referida LGPD, mas principalmente, o maior prejuízo será a perda de mercado para concorrentes.

Ninguém vai querer comprar de uma empresa onde se sabe que seus dados pessoais que deveriam ser protegidos por essas empresas, serão vazados para terceiros e sua segurança estará em risco.

Imagina passar anos investindo em uma marca e ver esta declinar por águas abaixo, quando o nome da sua empresa, que você tanto lutou para chegar onde estar, é divulgado numa lista dessas?

Ademais, conforme já dissemos anteriormente, hoje em um mundo tão conectado, o “branding”, ou seja, o valor da marca da empresa é mais importante do que o próprio produto ou serviço que você vende.

Pode acreditar que o valor da marca se perde quando o nome da empresa sai em uma lista dessas.

Como o consumidor, ou na linguagem da LGPD, o titular, vai confiar seus dados pessoais, que é o que eles têm de mais precioso, às empresas que são investigadas? É claro que não!

Talvez você esteja pensando: ah, mas isso só vai acontecer com as grandes organizações, minha empresa é pequena… Não se engane! Ela vai chegar para todas empresas. E sabe porque isso vai acontecer?

Acredite, chegará um momento que isso vai virar uma indústria de indenizações. As pessoas, já muito bem esclarecidas sobre a finalidade da lei, seja com boas ou más intenções, começarão a explorar as fragilidades operacionais das empresas em matéria de segurança de dados com um único objetivo: pedir indenização por vazamento de dados pessoais. E você, o que fez pra se proteger?

Como já dissemos, serão três prejuízos:

  • Multa que pode chegar a 50 milhões;
  • Pagamento de indenizações às pessoas que tiveram os dados vazados; e
  • Perda de credibilidade e de mercado. Esta última será possivelmente a maior e mais prejudicial das perdas.


E aqui vai uma informação de extrema importância: 99% das mais 7000 denúncias recebidas pela ANPD até 06/07/2023, se originaram a partir de denúncias anônimas. Agora imagina quem são os seus potenciais “dedo duro”? São estes aqui:

  • Os titulares de dados pessoais (clientes) que estão insatisfeito com sua empresa;
  • Os seus ex-empregados demitidos;
  • Os seus atuais empregados insatisfeitos na empresa;
  • Os seus concorrentes;
  • Os seus vizinhos que não gostam de você ou de empresa;

 

Proteção de dados é assunto muito sério!

Se você deseja criar a sua política de proteção de dados pessoais para se proteger potencias denúncias e vazamento de dados, a Zannix Brasil pode lhe ajudar nesse processo. Somos estudiosos do tema desde 2018, ano em que a lei foi criada. E se você assim como nós, também acredita que ela vai chegar às pequenas empresas, não perca mais tempo porque pode ser tarde demais. Fale com a gente!

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